domingo, 13 de outubro de 2013

Encontro mortal: assista o 'mergulho da morte' de 2 cometas

        Um cometa fez um mergulho em direção ao Sol no dia 10 de Outubro, somente 2 dias depois de um outro cometa fazer um percurso quase que idêntico.



         O cometa sem nome que fez um mergulho da morte e foi direto para o Sol, tem cerca de 10 metros de diâmetro, segundo os especialistas. Os estágios iniciais desse encontro mortal foram documentados em um vídeo, capturado pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), uma operação conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia. Veja:

ste outro video logo abaixo mostra os 2 cometas que foram em direção ao Sol. O cometa #1 foi registrado no dia 08 de Outubro de 2013, já o cometa #2 foi no dia 10 do mesmo mês. Acompanhe:

pequeno cometa parece pertencer a uma família de cometas conhecidos como "cometas rasantes Kreutz". Esses cometas, cujas órbitas os levam muito perto do Sol, acredita-se que sejam os restos mortais de um único cometa gigante que teria se quebrado em várias partes, a centenas de anos atrás. Eles foram nomeados após o século IX, quando o astrônomo alemão Heinrich Kreutz demonstrou pela primeira vez que esses cometas estariam relacionados.

         Nem todos os cometas rasantes são membros do grupo Kreutz. O cometa ISON , por exemplo, não está relacionado a esta família.

         Cientistas, astrônomos profissionais e amadores esperam que o cometa ISON, descoberto por dois astrônomos amadores em Setembro de 2012, resista ao seu próximo encontro com o Sol.

         Os pesquisadores organizaram uma campanha de observação global, contando com muitos instrumentos diferentes, tanto em terra quanto no espaço, para acompanhar o comportamento do cometa. Eles esperam aprender mais sobre a composição e estrutura de ISON, o que poderia revelar grandes descobertas sobre os primórdios do Sistema Solar.

Créditos: NASA / SOHO  / GALERIA DO METEORITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário