terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nasa capta imagens da colisão da sonda europeia em Marte

Ainda há chances de a missão ExoMars se recompor: após perder contato com a sondaSchiaparelli durante o pouso dela em Marte, a Nasa conseguiu imagens que podem explicar o que aconteceu com a nave europeia.


Conduzida pela Agência Espacial Europeia,a ExoMars tem como objetivo descobrir se já existiu - e ainda existe -  vida em Marte. Com a ajuda financeira da Agência Espacial Federal Russa, a instituição conseguiu enviar na semana passada, dois instrumentos ao planeta vermelho: Trace Gas Orbiter (TGO) e o módulo de pouso EDM, conhecido como Schiaparelli.

Faltando um minuto para o horário previsto para o pouso em Marte, as agências perderam o contato com Schiaparelli. Desde então a maior preocupação da equipe da ExoMars é a possibilidade de a sonda ter sida destruída durante uma possível colisão. Para a sorte da Agência Espacial Europeia, ela não é a única tentando explorar o planeta: a Nasa já faz isso há algum tempo, e uma de suas sondas, a Mars Reconnaissance Orbiter, conseguiu coletar informações que podem explicar o que aconteceu com o módulo europeu. As imagens da Reconnaissance Orbiter mostram novas marcas na superfície do planeta vermelho, além de um ponto brilhante que parece ser o paraquedas do Schiaparelli e uma manha maior e mais escura que pode ser o resultado da colisão da sonda com o solo marciano.

Estima-se que a sonda tenha chegado a 300 km/h no momento do impacto. Como ela estava com os tanques cheios, é bem possível que tenha explodido com a colisão. A agência espacial americana colaborará com pesquisadores europeus para analisar as imagens e tentar estabelecer uma linha de acontecimentos pela qual passou o módulo.

Fonte: Revista Galileu. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário