A Rússia lança nesta quarta-feira a nave Soyuz TMA-22 à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com três tripulantes a bordo, um russo, um holandês e um americano, informou a agência espacial Roscosmos. A tripulação é formada pelo cosmonauta russo Oleg Kononenko, o americano Donald Pettit e o holandês André Kuipers.
O lançamento da nave Soyuz TMA-22 está previsto para 11h16 (horário de Brasília) da base de Baikonur, no Cazaquistão. Em 13 de novembro, chegaram à ISS a bordo da Soyuz TMA-22 outros três tripulantes: os russos Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin e o americano Daniel Burbank.
O calendário de voos espaciais programados pela Rússia foi revisado em várias ocasiões pela necessidade de fazer mais testes com os motores do foguete Soyuz, cuja falha levou à perda do cargueiro espacial Progress M-12M, que caiu em 24 de agosto na Sibéria. O acidente do Progress foi o primeiro desde 1978 e ocorreu pouco depois que os cargueiros e as naves Soyuz russas se tornaram a única ligação entre a Terra e a ISS, após a "aposentadoria" das naves americanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário