quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Astronauta recebe aperto de mãos de robô na Estação Espacial

O comandante da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), Daneil Burbank, recebeu um aperto de mãos nesta quarta-feira do robô humanoide enviado ao espaço pela Nasa para auxiliar os trabalhos dos astronautas na ISS. O Robonauta 2 foi levado à bordo do ônibus espacial Discovery, em fevereiro de 2011.
Nesta quarta-feira, os técnicos da Nasa ativaram um software que permite que o robô realize movimentos com a mão. "Esse é o primeiro aperto de mãos entre um homem e um robô no espaço", disse o astronauta da agência espacial americana. O equipamento pesa 136 kg, tem dois braços parecidos com os humanos, mãos e usa um capacete com um visor.
No futuro, ele deve receber pernas, mas agora permanece fixado sobre uma base. Segundo a Nasa, o robô é "capaz de velocidades até quatro vezes maiores do que o R1, é bem mais compacto, tem mais destreza e capacidades superiores". Ele foi projetado para mostrar como robôs reagiriam em ambientes sem gravidade, mas a Nasa espera que ele deixe a estação para auxiliar humanos em caminhadas espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário