segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sol dispara mais uma explosão monstruosa

As coisas estão realmente começando ficar quentes no sol. Nossa estrela desencadeou outra explosão forte na manhã dessa sexta-feira (25 de outubro), continuando um padrão de intensa atividade solar que dura uma semana.


O surto mais recente foi registrado como um evento de classe X – a mais poderosa. A explosão atingiu X2.1 na escala, superando a explosão de X1.7 que o sol disparou apenas sete horas antes. (Os astrônomos classificam erupções solares em três categorias – C, M e X -, sendo que a C é a mais fraca e a X é a mais forte).
Ontem, uma sonda da NASA registrou em vídeo uma explosão classe M9. Veja abaixo:


Três outras explosões solares irromperam entre domingo e terça-feira (20 – 22 outubro), e se fundiram em uma única nuvem de material enquanto se dirigiam para a Terra. Nenhum destas atividades está prevista para causar grandes problemas em nosso planeta, embora possam causar blecautes temporários  em sistemas de comunicação e em transmissões de rádio.
Não é surpreendente ver tanta atividade no sol. Nossa estrela está no ano de pico de seu ciclo atual de 11 anos, que é conhecido como ciclo solar 24. Aumentos no número de explosões são comuns durante o máximo solar. 

Fonte: MisteriosdoMundo.com ; Space


Nenhum comentário:

Postar um comentário