domingo, 16 de setembro de 2012

Astrônomo amador registra megaexplosão em Júpiter

Uma explosão ocorrida em Júpiter na segunda-feira foi tão grande que acabou sendo observada até por astrônomos amadores. Suspeita-se que ela tenha sido provocada pelo impacto de um asteroide ou de um cometa que teria atingido o maior planeta do sistema solar logo abaixo da faixa equatorial (linha imaginária que divide o planeta no meio).



"Foi um flash brilhante que durou apenas de 1,5 a 2 segundos", disse Dan Peterson, um astrônomo amador que mora em Racine, no estado de Wisconsin, nos EUA. Ele observava Júpiter por um telescópio quando notou o flash, por volta de 23h30 (1h30 no horário de Brasília).
Mais tarde, ele divulgou o que viu num fórum da internet que reúne astrônomos amadores. Em Dallas, no estado Americano do Texas, outro amador, chamado George Hall, leu a mensagem de Peterson e foi verificar seu telescópio, que havia passado a noite gravando imagens de Júpiter. E lá estava o flash, registrado em um vídeo.
Eu imagino que isso tenha sido causado por um cometa que não tenha sido detectado. Agora ele virou pó", disse Hall na mensagem que acompanhou o vídeo no fórum de astrônomos. 
Levantou poeira — Os astrônomos vão procurar por mais sinais do impacto na atmosfera, como poeira que tenha se espalhado sobre o planeta após a explosão. Em 2010, astrônomos amadores observaram colisões de asteroides em Júpiter em duas ocasiões, em junho e agosto. À época, um grupo chegou a publicar um estudo no periódico Astrophysical Journal Letters, afirmando que o planeta é constantemente bombardeado por bolas de fogo.
"Júpiter é um grande aspirador de gravidade", disse o co-autor do estudo, o astrônomo Glenn Orton. "Está claro que pequenos objetos que datam da formação do Sistema Solar há 4,5 bilhões de anos ainda atingem Júpiter frequentemente."




Nenhum comentário:

Postar um comentário