quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Observatório Astronômico da UECE inicia suas atividades

O Observatório Astronômico Otto de Alencar da Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou suas atividades na noite de ontem (25). A atividade inaugural consistiu na observação da ocultação do planeta Júpiter pela Lua. De acordo com os presentes, o fenômeno teve início por volta das 19h54 e terminou por volta das 21h40. Os participantes observaram o fenômeno por meio de um telescópio Celestron. Acoplando o equipamento a uma câmera digital Sony NEX – C3 foi possível o registro de algumas imagens.


      (Reprodução:   Canon T2i foco primário Celestron 14",f10. ISO 400. 1/80 por Dennis Weaver.)


A equipe de observadores foi composta pelo professor Dennis Weaver, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf); Luidhy Santana, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); e Rafael Eufrásio, pesquisador do Goddard Space Flight Center (em português, Centro de Voo Espacial Goddard) da NASA. 

Membros do Casf e alunos da Uece também estiveram presentes na ocasião, que contou com o apoio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (GEPAC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

No dia da observação, ficamos muito apreensivos, pois o céu estava muito nublado. Mesmo com a incerteza de céu límpido no momento do evento, fizemos testes dos equipamentos e, em seguida, ficamos aguardando o momento. Depois de algumas horas, as condições climáticas colaboraram para o início do registro”, comemora Luidhy Santana, estudante de Física da Uece e membro do Casf e do Observatório da Uece.

No início de 2013, o observatório iniciará oficialmente suas atividades. Elas serão gratuitas e ocorrerão periodicamente, dependendo dos objetos passíveis de observação no período. A aquisição de equipamentos para o observatório foi feita por meio do Edital do Programa de Popularização da Astronomia Funcap/CNPq 04/2010.
É muito importante haver mais um observatório na cidade, pois poderemos dar mais acesso a essa ciência tão fascinante que é a astronomia. Não somente para as pessoas que a desconhecem como também para as que gostam mas não têm oportunidade de observar em equipamentos específicos. Acredito que o observatório vai abrir novos horizontes para pesquisas amadoras em astronomia, resultando em um ganho para a comunidade universitária”, ressalta Luidhy.


Fonte: Funcap. Acesso 27/12/2012- 9:29 am

Nenhum comentário:

Postar um comentário