terça-feira, 3 de março de 2015

Essa célula Alien pode sobreviver em Titã?

Titã, uma das luas de Saturno, é uma das grandes apostas de cientistas em relação a mundos que possam abrigar vida. Mas, claro, ela tem uma ambiente muito hostil para que a vida como nós a conhecemos aqui na Terra sobreviva. Mas e se houvesse uma forma de vida como nós NÃO conhecemos?


É com essa teoria que pesquisadores da Universidade de Cornell trabalharam. Eles criaram o modelo de uma célula alien baseada em metano (sem necessidade de oxigênio) que poderia sobreviver nas condições de Titã.

Na pesquisa, publicada no periódico Science Advances, eles descrevem uma membrana celular deita de pequenos compostos de hidrogênio e capaz de funcionar com metano líquido a uma temperatura de -144°C. Esse modelos é inspirado em moléculas terrestres com base de água, que forma uma membrana similar capaz de proteger seu material orgânico. Como em Titã a água não estaria disponível, eles trabalharam com o metano liquido.

Essa célula, construída também de nitrogênio, carbono e hidrogênio (disponíveis no satélites) seria tão estável e flexível quanto uma terráquea.

Agora o próximo passo é criar um modelo que mostre que tipo de indicadores uma forma de vida baseada nessas células produziria. Assim, astrobiólogos poderiam buscar por sinais na atmosfera de Títã e , quem sabe, encontrar a vida alienígena que tanto buscamos



Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário