quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Um Gigante Encolhendo

A estrela VY Canis Majoris (VY CMa) é uma hipergigante vermelha localizada na constelação de canis majoris. Mais do que uma estrela gigante ou uma supergigante, uma hipergigante! Para se ter uma ideia de seu tamanho ela tem aproximadamente entre 30 e 40 vezes a massa do Sol e é 300 mil vezes mais luminosa do que ele. Em temos de tamanho, se fosse retirada da constelação do Cão Maior, constelação essa que se encontra a uma distância de 4 mil anos luz, e fosse colocada no lugar do nosso Sol, ela preencheria o espaço até a órbita de Júpiter.


Credito: ESO

Essa estrela vem sendo estudada há décadas, certamente é uma das maiores da Via Láctea, e tem uma grande variação de brilho, no decorrer de 5,5 anos seu brilho cai 3 magnitudes, uma variação fácil de ser acompanhada em pequenos telescópios e por observadores pacientes.

O termo hipergigante se refere a uma das fases da vida de uma estrela com muito mais massa que o Sol. Quando uma estrela como essa está em seus momentos finais, ela infla assustadoramente, baixando sua temperatura( origem da cor da estrela) e lança ao espaço suas camadas mais externas. O gás é expelido em altas velocidades, chegando a várias centenas de quilômetros por segundo, e vai esfriando pelo caminho. Durante esse processo, o gás rico em carbono e outros elementos mais pesados que o hélio se condensam em partículas de poeira. O gás expelido e a poeira criada a partir dele são fundamentais na formação de novas estrelas e futuros planetas, alguns milhões de anos depois. No caso da VY CMa, todo ano são lançados ao espaço, o equivalente à massa de 30 planetas Terra.

Recentemente uma equipe de pesquisadores publicou um dos melhores retratos do que ocorre em VY CMa. Com um dispositivo que esconde a estrela, de modo a atenuar o seu brilho intenso, todo o envoltório de gases e poeira se destaca. As nuvens de material ejetadas vistas nessa imagem devem ter sido expelidas há pelo menos mil anos e se espalham por vasto volume do espaço enquanto esfriam.

Mais do que mapear a estrela, essa imagem mostra o quão está avançado o seu estágio final. A expulsão das camadas externas de estrelas como essa, nos avisam que as mesmas estão morrendo. Como a VY CMa tem uma elevada massa, ela acabará em uma explosão de supernova, porém não da para afirmar quando isso vai acontecer ou se já aconteceu, devido aos 4 mil anos luz de distância que nos separam, esse fenômeno pode já ter ocorrido mas só saberemos quando a luz chegar aqui. Quando chegar teremos uma estrela "nova" na constelação do Cão Maior facilmente visível a olho nu, provavelmente mais uma estrela de neutrôns.

Fonte: G1.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário