domingo, 7 de abril de 2013

Primeira visita guiada ao Observatório Astronômico Otton de Alencar da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Nessa sexta feira última (05/04) ocorreu a primeira visita guiada ao observatório Otton de Alencar na Universidade Estadual do Ceara, Uece, com a colaboração de estudantes e bolsistas da propria Uece.

As atividades de observação deste mês fazem parte do Global Astronomy Month (GAM 2013). “Esse mês foi escolhido pela Astronomers Without Bordes (Astrônomos Sem Fronteiras) para realizar atividades simultâneas com relação à Astronomia em várias partes do mundo” Luidhy Santana.

Observatorio Otton de Alencar- UECE
 A programação da visita de observação conta com visualização dos planetas Júpiter e Saturno e de nebulosas por meio de telescópio. Além da sessão de observação dos astros com instrumentos, haverá ainda um momento de observação e identificação de constelações, bem como uma palestra curta sobre os objetos que serão observados.

Júpiter

Saturno

Órion

 Infelizmente por motivos metereologicos não foi possivel fazer a observação por meio do telescópio, pois o céu se encontrava com bastante nuvens. 
Os guias foram os alunos do curso de Física da Uece, Luidhy Santana, bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e Diego Max, bolsista da Uece. A palestra sobre os objetos que serão observados foi proferida por Felipe da Costa Gomes e Felipe Neres, enquanto  o momento de identificação das constelações será realizado por Rafael Albuquerque, ambos estudantes de Física da Uece.
Na próxima semana será feita uma nova visita, porém com a visualização através do telescópio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário