quarta-feira, 3 de abril de 2013

Rocha encontrada no Marrocos pode ter vindo de Mercúrio

Uma rocha esverdeada foi encontrada no ano passado no Marrocos, e agora os cientistas dizem que ela provavelmente teve origem no planeta mais interno do nosso sistema solar: Mercúrio.
O anúncio foi feito pelo especialista em meteorito Anthony Irving. Segundo ele, a rocha espacial verde-ervilha, apelidada de “NWA 7325″, tem pelo menos 4,56 bilhões de anos, e não vem de Marte nem de um asteroide, mas sim de Mercúrio – se a hipótese for confirmada, será a primeira vez que um pedaço de tal planeta é descoberto na Terra.



“Pode ser uma amostra de Mercúrio, ou pode ser uma amostra de um corpo menor do que Mercúrio, mas parecido com ele”, disse Irving. De acordo com o especialista, a composição química da rocha é diferente de qualquer outro meteorito marciano que ele já viu, ou de qualquer meteorito originado de um asteroide.
NWA 7325 tem uma intensidade magnética menor – o magnetismo passou do campo magnético de um corpo cósmico para a rocha – do que qualquer outra rocha já encontrada.
Dados enviados da nave Messenger da NASA, atualmente em órbita em Mercúrio, mostram que o magnetismo baixo do planeta se assemelha ao encontrado em NWA 7325.
Outras observações da Messenger também corroboram a teoria de Irving. Cientistas familiarizados com a composição geológica e química de Mercúrio pensam que a superfície do planeta é muito pobre em ferro. O meteorito também é pobre em ferro, o que sugere que o lugar de onde a rocha veio deve ser no mínimo semelhante a Mercúrio.
Segundo Irving, em última análise, apenas o retorno de uma amostra de Mercúrio pode fornecer uma resposta definitiva quanto às origens da rocha. Infelizmente, isso pode levar algum tempo.Mercúrio é, historicamente, um assunto frequentemente negligenciado na investigação científica. A Messenger é a primeira nave espacial a orbitar o planeta, e só está lá desde 2011.

Veja o artigo completo de Irving descrevendo a rocha (em inglês) aqui.[io9]



Nenhum comentário:

Postar um comentário