domingo, 7 de abril de 2013

NASA ENCONTRA AGUA OXIGENADA EM LUA DE JUPITER

A Nasa divulgou nesta sexta-feira (5) a descoberta de peróxido de hidrogênio em abundância em uma das luas de Júpiter. Essa substância é popularmente conhecida como água oxigenada e pode funcionar como uma importante fonte de energia para micro-organismos.

A lua de Júpiter rica em água oxigenada é a Europa, já conhecida por ter um oceano debaixo de sua crosta de gelo. Esses oceanos têm entre 2 e 3 vezes mais água do que os da Terra.
Os cientistas não confirmam que exista vida nesta lua, mas ela é considerada uma das principais candidatas a abrigar vida no Sistema Solar. Além de água, Europa tem uma superfície rica em componentes essenciais para o surgimento de vida, como carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre.

Os pesquisadores analisaram dados do Telescópio Keck II, que fica no Havaí (EUA), ao longo de quatro noites de setembro de 2011. Os resultados mostram que a água oxigenada é difundida em grande parte da superfície de Europa. As maiores concentrações são atingidas em regiões onde a água do gelo é quase pura, com pouca contaminação de enxofre.

A água oxigenada foi encontrada em pontos da superfície da lua longes dos oceanos. Apesar da distância, o estudo afirma que, se a substância na superfície de Europa se misturasse com o oceano, poderia ser uma fonte de energia importante para gerar vida.

O principal autor do estudo Kevin Hand, do Laboratório de Propulsão a Jato, explica que a disponibilidade de oxidantes como a água oxigenada na Terra foram fundamentais para a ascensão de formas de vida complexas e multicelulares no planeta. A pesquisa foi publicada recentemente no periódico científico Astrophysical Journal Letters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário