terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nave russa volta à Terra após cinco meses de missão na ISS

O cosmonauta Sergey Volkov é carregado por membros da agência espacial russa após chegada da nave Soyouz
Foto: Reuters

Dois astronautas e um cosmonauta voltaram à Terra nesta terça-feira, pelas estepes do Cazaquistão, após mais de cinco meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro Russo de Controle de Voos Espaciais (Tsoup) em Moscou.
O americano Mike Fossum, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Sergue Volkov pousaram na região de Arkalyk, no norte do Cazaquistão, às 02h30 GMT (23h30 Brasília de segunda-feira), a bordo de uma nave Soyouz TMA-02M. "Eles pousaram", informou o Tsoup em um curto comunicado.
Inicialmente, o programa de voo previa uma permanência de 161 dias no espaço, até 16 de novembro, mas o acidente da nave de carga Progress M-12M em agosto forçou o adiamento de seis dias do retorno à Terra.
O pouso da cápsula foi acompanhado do ar por três aviões e oito helicópteros. "A tripulação suportou bem a descida e a aterrissagem. Os tripulantes estão de bom humor", disse um membro das equipes de resgate locais ao Tsoup.
A viagem de volta da Soyuz TMA-02M, desde o momento em que se desgarrou da ISS até quando pousou nas estepes cazaques, teve duração de pouco menos de três horas e meia.
Os astronautas a bordo da Soyuz viveram momentos de tensão quando estavam na ISS. Em 26 de junho, junto com os outros três tripulantes da estação, tiveram de se esconder na nave acoplada à plataforma devido à ameaça de colisão com lixo espacial.
Na ISS, resta agora uma missão integrada por três tripulantes: os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin e o astronauta americano Daniel Burbank, que chegaram à plataforma no último dia 16.
Com informações das agências AFP e EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário