terça-feira, 1 de novembro de 2011

China lança nave espacial não tripulada Shenzhou 8

Nave espacial não tripulada Shenzhou-8 é lançada no Centro de Lançamento Espacial de Jiuquan
Foto: EFE

A China lançou com sucesso nesta terça-feira uma nave espacial sem tripulantes que tentará executar um acoplamento com um módulo de teste em órbita, o que constitui uma nova etapa do programa que pretende estabelecer uma estação espacial permanente até 2020, anunciou a agência oficial Xinhua.
A nave Shenzhou VIII, que servirá de módulo de treinamento, foi lançada nesta terça-feira às 5h58 (19h58 de Brasília, segunda-feira) da base de Jiuquan (noroeste), no deserto de Gobi.
O Shenzhou VIII se acoplará a Tiangong-1, um módulo de teste lançado em 29 de setembro, a uma altitude de 343 km, uma operação considerada crucial na conquista do espaço. Em 2012, a China executará outros acoplamentos com duas naves, Shenzhou IX e Shenzhou X, uma delas tripulada. Duas mulheres treinam para esta missão e devem ser as primeiras chinesas astronautas.
A China, como aconteceu com seu primeiro voo espacial tripulado, recupera o atraso tecnológico em relação a Estados Unidos e Rússia com a reprodução de experiências executadas por estes países nos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário