quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nasa identifica ameaça um asteroide poderá colidir com a Terra em 2040

                               Asteroide de 150 metros (Fonte da imagem: Reprodução/ABC News)

Um asteroide com cerca de 140 metros de diâmetro tem preocupado alguns pesquisadores e cientistas por estar em rota de colisão com a Terra. A previsão é de que o AG5, como foi batizado, chegue próximo do nosso planeta em 2040. Segundo o jornal Huffington Post, alguns pesquisadores têm se reunido para discutir como desviá-lo.
Em seu último pronunciamento sobre o asteroide, em 28 de fevereiro, a agência espacial americana (Nasa) afirmou que a possibilidade de colisão é "muito pouco provável" e que o AG5 tem chance 1 na escala Torino, que mede até 10 o risco de impacto na Terra.
O AG5 foi identificado em 8 de janeiro de 2011. Astrônomos conseguiram descobri-lo através de um telescópio refletor Cassegrain de 60 polegadas, localizado no cume do Monte Lemmon nas montanhas Catalina, norte de Tucson, Arizona.
Devido à sua localização atual, ainda não é possível ter outros detalhes do AG5 para que os cientistas possam confiantemente projetar sua distância da Terra no futuro. Mas esse dia está chegando, afirma a Nasa.
Em setembro de 2013, a agência afirma que terá a oportunidade de fazer observações adicionais quando o asteroide estiver a 147 milhões de quilômetros da Terra. Assim, a Nasa espera descartar inteiramete a probabilidade de qualquer impacto em 2040.


 De acordo com a NASA, as chances de que esse asteróide atinja a Terra é de uma em 625, mas poderá diminuir com o passar dos anos. O tamanho certo do corpo espacial ainda não foi identificado, mas estima-se que ele tenha cerca de 150 metros de largura, o que seria suficiente para destruir uma cidade.


Grande parte da atenção do mundo sobre asteróides tem sido no asteróide Aphophis, que é o tamanho de dois campos de futebol e um meia e está previsto para passar perto da Terra em 2036.
Se as previsões são verdadeiras ele virá dentro de 18.300 milhas da superfície da Terra e será visível da maior parte da Europa, África e Ásia
Nos últimos anos, não tem sido apenas asteróides que ameaçam a Terra – satélites queda também tem causado problemas também.
Em outubro Roentgen Alemanha satélite X-Ray telescópio entrou em um mergulho da morte 12,500 mph e dividir-se em cerca de 30 pedaços enormes, quando foi deliberado acidente pousou.
Especialistas no entanto não tinha idéia de onde ele pousou e só poderia dizer em algum lugar ao sul de Berlim e Norte de Wellington, na Nova Zelândia.
As chances de ser atingido por uma das peças foi estimado em 2.000 a uma, mais provável do que conseguir um hole in one no golfe, mas não houve registro de feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário