sábado, 2 de março de 2013

Falha no Curiosity interrompe investigações em Marte

Problema aconteceu na memória de um dos computadores utilizados para explorar a possibilidade de vida microbiana no planeta.


As operações do robô espacial Curiosity em Marte estão parcialmente paralisadas. Um problema de memória em um dos computadores utilizados foi anunciado nesta quinta-feira, 28, à noite, pela equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Nasa. A falha resulta em comprometimento momentâneo do robô utilizado para locomoção na busca por vida microbiana em solo marciano. A troca pelo equipamento reserva está sendo conduzida remotamente e deverá ser finalizada nos próximos dias.
O Curiosity possui dois computadores principais para garantir a segurança das informações. Caso algum falhe, o outro passa a operar. Esta alternância de computadores, do chamado lado-A para o lado-B, já aconteceu antes, durante parte do tempo de voo da Terra até Marte. A volta ao lado-A aconteceu em agosto, e só parou na quarta-feira, depois da falha. Enquanto as operações estão limitadas ao lado-B, a Nasa trabalha para determinar a melhor maneira de restaurar o lado-A.
A falha foi identificada na quarta-feira, depois que a Curiosity realizou os procedimentos de comunicação programados, mas não enviou as informações gravadas — apenas informações sobre a condição momentânea da nave. A informação revelou que o computador do lado-A não havia entrado no seu modo de espera, como planejado. De acordo com testes simulados no JPL, seria um indicativo de que alguma das memórias do computador estava corrompida.
A falha levou à suspensão das investigações feitas pela parte móvel da Curiosity até que o sistema seja restaurado. Nesta semana, instrumentos laboratoriais dentro deste robô móvel foram utilizados para fazer a análise das primeiras porções de terra coletadas do interior de uma rocha em Marte.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário