sábado, 11 de maio de 2013

Observação do planeta Saturno no Campus do Itaperi

O Observatório Astronômico Otto de Alencar, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) fizeram na noite de quarta-feira, dia 8, o que pode ser considerado o melhor registro do planeta Saturno a partir de solo cearense.
Os trabalhos de observação e registro fotográfico aconteceram entre às 18h30 e 21h30, pela equipe composta por Luidhy Santana, aluno de Física da UECE e bolsista da Funcap, e pelo astrônomo amador Paulo Régis, do CASF. O resultado foi a foto abaixo:

 “No registro feito, percebe-se detalhes como os espaços entre os anéis que são as divisões de Cassini de forma bem clara e a de Encke, mais sutilmente. Percebe-se também as faixas equatoriais e a famosa tempestade hexagonal no polo, que foi fotografada pela primeira vez pela Sonda Cassini em órbita de Saturno em 27 de Novembro de 2012”, explica Paulo Régis.
Neste momento, informa Luidhy, Saturno esta a 1,3 bilhão de quilômetros da Terra. “Para se ter uma noção de quanto é longe, a distância entre a terra e o sol é 150 milhões de quilômetros e a nossa lua esta a apenas 384mil km de nosso Planeta.

A atividade foi uma troca de experiências com o objetivo de desenvolver conhecimentos para realizar pesquisas astronômicas de ponta. Hoje o observatório da UECE conta com um equipamento moderno e tecnologicamente atualizado.

O integrante do CASF, Paulo Régis, com experiência prática na obtenção e tratamento de imagens celestes, passou os principais procedimentos para captação de imagens planetárias para Luidhy, um dos membros do observatório Otto de Alencar e também membro do CASF. Dessa forma este trabalhou configurou um dos primeiros momentos de colaboração entre o CASF e o Observatório Otto de Alencar.

Equipamentos e métodos utilizados:
Telescópio Schmidt-Cassegrain 14" F= 3910mm, f11

Câmara planetária ASI 120 MC Powermate 2X

Captação dos dados: 769 frames a 16FPS com aproveitamentos de 546 frames usando o programa Sharpcapture

Processamento e empilhamento dos dados nos programas Castrator e AS!2

Fonte: Uece.br

Site para informações extras: http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4805

Nenhum comentário:

Postar um comentário