domingo, 10 de junho de 2012

China lançará voo espacial tripulado em junho


A China fará o lançamento do próximo voo espacial tripulado, batizado Shenzhu IX, em meados de junho para a primeira missão orbital com mais de um taikonauta — nome dado aos astronautas chineses — a bordo. Três farão parte da missão. A informação foi divulgada pela a agência oficial chinesa, Xinhua.

Em outubro de 2011, a missão Shenzhu VIII permitiu à China executar pela primeira vez o acoplamento de duas naves sem tripulação que orbitavam a Terra. O voo anterior chinês, o Shenzhu VII, ocorreu em setembro de 2008.

A Shenzhu IX ("Nave divina") e seu lançador, um foguete Longa Marcha 2F, foram colocados na rampa da base de Jiuquan (noroeste da China). "Atualmente, todos os preparativos para uma ligação entre o módulo Tiangong-1 ("Palácio celeste") e a Shenzhu IX com pessoas a bordo têm um bom desenvolvimento", destacou a Xinhua.

Estação espacial - Em 29 de setembro de 2011, um foguete Longa Marcha 2F lançou o Tiangong-1, o primeiro módulo de estação orbital da China. Um mês depois, o país conseguiu executar o acoplamento da Tiangong-1 e da nave Shenzu VIII, que não estava tripulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário