terça-feira, 19 de junho de 2012

Com 1ª astronauta chinesa, nave Shenzhou 9 acopla a módulo espacial


 
 A nave espacial chinesa Shenzhou 9 acoplou no módulo especial Tiangong-1, 343 km acima da Terra, na madrugada desta segunda-feira, segundo informações do Controle Espacial Chinês. A tripulação, que inclui Liu Yang, a primeira chinesa a viajar ao espaço, deve entrar no módulo experimental dentro de algumas horas.
Além de Liu, outros dois astronautas fazem parte da missão: Jing Haipeng e Liu Wang. O grupo deve trabalhar e dormir na Tiangong-1, que, de acordo com a mídia chinesa, possui bicicletas ergométricas e uma cabine de teleconferências. A TV estatal local divulgou imagens do acontecimento.
Em análise, a Agência Reuters destacou o feito com um importante passo para os projetos chineses de produzir tecnologia suficiente para manter astronautas no espaço por longos períodos.
A corrida espacial chinesa ainda está bastante atrasada em comparação às duas maiores potências da área: Estados Unidos e Rúsia. A Tiangong 1, por exemplo, é apenas um módulo experimental e não pode ser considerada uma estação espacial.
Enquanto americanos não devem testar novas foguetes antes de 2017 e a Rússia divulgou não considerar novos projetos espaciais como prioritários, a China cresce no segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário