O projeto, financiado por uma empresa
holandesa independente, deve ser todo televisionado. A ideia é começar a
treinar astronautas no próximo ano e transformar a seleção e o
treinamento do programa em um evento de mídia similar a um reality show.
“Nós enxergamos isso como uma jornada que pertence a todos nós e é por
essa razão que daremos cada passo juntos,” declarou um porta-voz da The Dutch. “A nossa forma de financiar a missão será transformar a viagem para Marte no maior evento midiático da história”
A cada dois anos o grupo receberá mais
quatro moradores. A estrutura no planeta deve começar a ser montada já
em 2016, quando satélites de comunicação vão ser enviados para Marte. Em
2018 uma expedição planetária verificará o local para escolher o melhor
lugar para a construção da habitação dos humanos. Em 2020 as estruturas
habitacionais serão montadas, e no dia 20 de setembro de 2022 a equipe
deixará a Terra e viajará para Marte. A viagem levará sete meses, com
previsão de chegada em abril de 2023.
A companhia holandesa responsável pelo
projeto é apoiada pelo vencedor do prêmio Nobel de Física, Gerard’t
Hooft, além do co-criador do Big Brother, Paul Romer. Eles negociam com
fornecedores independentes de produtos espaciais, como a Space X que, recentemente, lançou o primeiro foguete privado para a Estação Espacial.
“O mundo todo poderá assistir e ajudar
nas decisões conforme as equipes forem selecionadas. Eles acompanharão o
treino intenso e a preparação para a missão e, claro, observarão a
chegada dos escolhidos a Marte. Os astronautas dividirão suas
experiências conosco conforme constroem seu novo lar, conduzem
experimentos e exploram o planeta vermelho.”
Paul Romer comentou a surpresa que foi
receber a notícia do projeto. “Quando os fundadores do ‘Marte I’ me
abordaram perguntando quando poderiam conversar comigo sobre uma missão
para Marte, minha primeira resposta foi: essas pessoas são loucas. O que
eles podem fazer que a NASA não poderia?’”, disse.
“Essa conversa deixou as coisas claras
pra mim. Eles são tão criativos e o conceito de uma missão ‘só de ida’
é, ao mesmo tempo, chocante e emocionante. Esses aspectos que me
trouxeram a ideia de transformar a missão no maior evento midiático do
mundo. A realidade encontra o show sem uma necessidade de fim e com o
mundo todo assistindo.”
Confira mais sobre o projeto no vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário