sábado, 19 de maio de 2012

Lançamento de foguete privado é abortado na contagem regressiva


O tão esperado lançamento do primeiro voo privado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com o foguete Falcon 9, da SpaceX, foi abortado nos últimos segundos, quando já era feita a contagem regressiva, informou a Nasa.
A missão era destinada a iniciar uma nova era para o transporte espacial. O plano seria lançar a cápsula não tripulada Dragon, com mais de meia tonelada de carga, rumo à estação orbital, da Base da Força Aérea em Cabo Canaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).
A contagem regressiva foi iniciada e todos os sistemas pareciam funcionar normalmente, mas os motores não acenderam. Minutos depois, a Nasa indicou que o lançamento fora suspenso. Segundo a agência espacial americana, uma primeira revisão dos sistemas mostrava uma pressão muito alta na câmara de um dos motores do foguete.
Segundo o fundador e presidente executivo da SpaceX, Elon Musk, um problema no motor do foguete impediu o lançamento. A pressão em uma câmara de um dos motores do primeiro estágio do Falcon "excedia levemente o limite técnico", anunciou Nusk em sua conta do Twitter. "Reajustaremos este limite para realizar uma nova tentativa nos próximos dias", acrescentou.
A Nasa e a empresa Space Exploration Technologies (SpaceX), proprietária da cápsula não tripulada Dragon, concederão uma entrevista coletiva dar mais detalhes sobre a missão frustrada. O lançamento, que já fora postergado duas vezes no último mês, foi inicialmente reprogramado para 22 de maio. A cápsula deveria partir de Cabo Canaveral, no sul da Flórida, para acoplar-se quatro dias depois à ISS, a 385 km da Terra.
A Nasa concluiu no ano passado o programa das naves, com o qual durante 30 anos realizou suas missões espaciais e com o qual abastecia periodicamente a ISS. A agência outorgou à empresa SpaceX um contrato de US$ 1,6 bilhão para uma dúzia de missões de suas cápsulas Dragon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário