quinta-feira, 31 de maio de 2012

Primeira nave privada na ISS deixa a estação espacial


A cápsula privada não tripulada Dragon, da companhia americana SpaceX, desacoplou com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. O pouso está programado para as 14h44 em águas do Pacífico, próximo à Califórnia. É a primeira nave privada a ir à ISS.
"Temos um longo caminho pela frente com a SpaceX", disse o diretor da missão, John Couluris, em um relatório à imprensa na véspera do retorno da nave após uma missão de sete dias na estação orbital.
"Já conseguimos uma vez", acrescentou, referindo-se ao voo de teste da Dragon, em dezembro de 2010, quando a cápsula entrou em órbita e retornou com segurança pela primeira vez. "Mas ainda é uma fase do voo muito desafiadora", acrescentou. "Não a estamos encarando com leveza", emendou.
Três embarcações aguardam o pouso, que não traz astronautas. Segundo a Nasa, caso algo dê errado, não há nada na nave considerado insubstituível. "Não há nada voltando para casa que não possamos deixar de recuperar", disse Holly Ridings, diretor de voo da Nasa.
Até que companhias privadas desenvolvam um veículo capaz de transportar humanos à estação orbital de US$ 100 bilhões, os astronautas dependem das cápsulas russas Soyuz ao custo de US$ 63 milhões.
Também foi construída para transportar até sete pessoas ao espaço, enquanto a Soyuz transporta três. De propriedade do bilionário da internet Elon Musk, a SpaceX pretende começar a levar pessoas à Estação Espacial Internacional em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário