terça-feira, 22 de maio de 2012

Lançamento de 1º foguete privado é realizado com sucesso


Lançamento do Falcon 9, da empresa SpaceX, abre uma nova era de voo espacial
Foto: AP

Depois de vários adiamentos e da suspensão já em contagem regressiva do último sábado, finalmente nesta terça-feira foi realizado com sucesso o primeiro lançamento de um foguete privado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
O foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, decolou às 4h44 de Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), abrindo uma nova era de voo espacial.
Ele transportava uma cápsula chamada Dragão, que é embalada com meia tonelada de carga. Três minutos depois do lançamento, o segmento com os motores se separou e foram ligados os propulsores da segunda parte. Com nove minutos de voo, a cápsula Dragon se separou do segundo segmento do foguete Falcon 9 e ficou em sua própria órbita, onde desdobrará suas telas de captação de energia solar, e a navegação dependerá de seus próprios foguetes de direção.
Na quinta-feira a cápsula se aproxima da ISS, quando deverá realizar uma série de manobras para se encaixar na estação, situada a 385 km da Terra.
A Nasa concluiu no ano passado o programa das naves, com o qual durante 30 anos realizou suas missões espaciais e com o qual abastecia periodicamente a ISS. A agência outorgou à empresa SpaceX um contrato de US$ 1,6 bilhão para uma dúzia de missões de suas cápsulas Dragon.

Fonte: Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário