segunda-feira, 31 de outubro de 2011

China anuncia viagem espacial tripulada para o próximo ano

Pequim anunciou nesta segunda-feira que em 2012 vai lançar duas naves espaciais, uma delas tripulada, como parte da construção de sua primeira estação, que deve ficar pronta em 2020. Segundo a porta-voz do programa espacial chinês Wu Ping, a nave não tripulada "Shenzhou-8" será lançada na terça-feira às 5h58 da hora local, através de um foguete modificado, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi.
A "Shenzhou-8" aterrissará dois dias depois no módulo experimental espacial "Tiangong-1", que foi posto em órbita em 29 de setembro, mais um passo para a construção da primeira estação espacial permanente chinesa. O programa espacial chinês tem previstos novos avanços para 2012, explicou Wu, com o lançamento das naves "Shenzhou-9" e "Shenzhou-10", que também se acoplarão à estação "Tiangong-1".
"Pelo menos, uma das duas missões será tripulada", adiantou Wu em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias "Xinhua". A tripulação já foi selecionada e está recebendo treinamento para a viagem espacial, que será a quarta tripulada depois das de 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.
A porta-voz afirmou que a Alemanha participará do programa da "Shenzhou-8" com 17 experiências espaciais em colaboração com a China, no primeiro plano de cooperação espacial chinês no campo da microgravidade e a vida no espaço. Pelos dados oficiais chineses, no final de 2011 o país asiático terá lançado ao espaço 20 foguetes e 25 satélites, o que situa à China no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia.
Para Yuan Jiajun, subdiretor-general da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, em 2010 o país asiático lançou 15 foguetes e enviou 20 satélites ao espaço, números comparáveis aos dos Estados Unidos e Rússia, as duas potências mais ativas em matéria espacial. A China possui três bases ativas de lançamento, e está construindo mais uma, porém a de Jiuquan enviou a maior parte das missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário