quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hubble visita uma velha amiga

A supernova SN 1987A, é uma das mais brilhantes explosões estelares testemunhadas pelo ser humano desde a invenção do telescópio a mais de 400 anos atrás e essa supernova não é um objeto estranho para o Telescópio Espacial Hubble.

                                                  © Hubble (supernova SN 1987A)

O Hubble tem estado na linha de frente dos estudos relacionados com essa estrela moribunda brilhante desde o seu lançamento em 1990, três anos depois da supernova explodir em 23 de Fevereiro de 1987. Essa imagem do velho conhecido do Hubble, resgatada dos arquivos de dados do telescópio, pode ser a melhor imagem já feita desse objeto e nos lembra dos muitos mistérios que ainda cercam essa supernova.
Na imagem acima estão  em destaque dois laços brilhantes de material estelar e um anel muito brilhante ao redor da supernova no centro da imagem. Embora o Hubble tenha fornecido pistas importantes sobre a natureza dessas estruturas, sua origem ainda é desconhecida.
Outro mistério sobre a supernova SN 1987A é a falta de uma estrela de nêutrons. A morte violenta de uma estrela de grande massa, como o que aconteceu com a SN 1987A, deixa para trás um remanescente estelar, uma estrela de nêutrons ou um buraco negro. Os astrônomos esperam encontrar uma estrela de nêutrons na parte remanescente dessa supernova, mas eles ainda não foram capazes de observar através da densa poeira para confirmar a sua existência.
A supernova pertence à Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia próxima a aproximadamente 168.000 anos-luz de distância da Terra. Mesmo apesar da explosão estelar ter ocorrido por volta do ano 166.000 AC, a sua luz chegou aqui na Terra a menos de 25 anos atrás.
Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário