quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rússia quer que estação espacial funcione por mais tempo



A Rússia propôs nesta terça-feira (18) o prolongamento em oito anos no funcionamento da ISS (Estação Espacial Internacional), que iniciou suas operações em 1998 e tem fechamento previsto para 2020. A estação é um laboratório que fica a cerca de 400 km da Terra.
Alexei Krasnov, chefe do programa de cosmonautas da agência espacial russa, a Roscosmos, diz que “os especialistas têm diante de si a missão de estudar uma proposta importante, como garantir o funcionamento da ISS em órbita durante 30 anos”
A iniciativa russa recebeu imediatamente o apoio do diretor de operações da Nasa (agência espacial americana), Mark Polanski, e dos representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), segundo as agências de notícias russas.
Para Polanski, a estação terá nos próximos anos um papel importante como “trampolim” para os voos à Lua, Marte e outros lugares do espaço.
Estava previsto que a ISS fosse aposentada em 2015, mas a Rússia e os outros 15 países financiadores da plataforma insistiram na importância de prolongar sua vida útil. Além da Rússia, Estados Unidos, Japão, Canadá e 12 países-membros da União Europeia (UE) também participam do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário