quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Astrônomos amadores encontram asteroide com risco de colisão com a Terra

Objeto próximo da Terra
Astrônomos amadores, coordenados por um programa da ESA (Agência Espacial Europeia) encontraram um asteroide desconhecido com risco de colisão com a Terra.
O asteroide 2011 SF108 foi classificado como NEO (near-Earth object), um objeto próximo à Terra com algum risco de impacto.
Na animação acima, o asteroide descoberto no último mês de Setembro é a mancha branca movendo-se da esquerda para a direita no centro superior da imagem.
Um pouco abaixo é possível ver o sinal de um satélite artificial se movimentando.
Este não é o primeiro asteroide encontrado em campanhas com astrônomos amadores trabalhando como voluntários, mas é o primeiro deles qualificado como um "objeto próximo da Terra" - um objeto que passa perto o suficiente da Terra durante sua órbita ao redor do Sol para representar uma ameaça de impacto.
Astrônomos amadores
Rainer Kracht e seus colegas estavam trabalhando no programa SSA (Space Situational Awareness, percepção situacional do espaço, em tradução livre).
Durante as observações, o telescópio faz observações automatizadas por várias horas, usando um software desenvolvido pelo astrônomo amador e cientista da computação alemão Matthias Busch.
O programa identifica os possíveis avistamentos, que precisam a seguir serem avaliados por seres humanos.
A equipe é composta por 20 astrônomos amadores voluntários, a maioria dos quais participou da avaliação manual das imagens capturadas durante a sessão de 28/29 de Setembro.
Novas observações serão necessárias para calcular o risco de impacto do 2011 SF108 com a Terra, por ora estimado como sendo muito baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário