quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Telescópio Hubble começa a fazer censo da matéria escura.



Censo do Universo escuro
O Telescópio Espacial Hubble começou uma extensa campanha de observações cujo objetivo é fazer um mapa da matéria escura com um nível de detalhamento sem precedentes.
Esta primeira imagem é do aglomerado de galáxias MACS J1206.2-0847.
O formato aparentemente distorcido das galáxias mais distantes no plano de fundo é atribuído à matéria escura, cuja gravidade curva e distorce os raios de luz emitidos por essas galáxias.
Os mapas da matéria escura são necessários para avaliar observações anteriores que causaram muita surpresa, indicando que a matéria escura poderia ser mais densa no interior desses aglomerados de galáxias.
Os resultados também indicam que as galáxias podem ter começado a se aglomerar antes do que se acreditava possível.
Enquanto a matéria comum, também chamada matéria bariônica, compõe apenas 4% do Universo, calcula-se que 22% seja composto por matéria escura e 76% por energia escura escura.
Lente gravitacional
O programa CLASH (Cluster Lensing And Supernova survey with Hubble) vai observar 25 aglomerados de galáxias - até agora apenas seis foram monitorados.
O termo lensing refere-se ao efeito lente que a gravidade de corpos celestes - neste caso, da matéria escura - exerce sobre a luz.
Como a teoria da relatividade estabelece o efeito da gravidade sobre o tecido do espaço-tempo, os astrônomos rastreiam a matéria escura por seus efeitos gravitacionais sobre os corpos celestes de matéria ordinária - essencialmente medindo a distorção da luz de estrelas e galáxias muito distantes.
O efeito lente de um aglomerado de galáxias é tão grande que resulta em múltiplas imagens do mesmo objeto, como se pode ver na imagem feita pelo Hubble.
Estas distorções são vistas como indícios de que o componente principal da massa dos aglomerados galácticos é a matéria escura - as distorções seriam muito menores se lá houvesse apenas matéria bariônica.
Mas ainda há muita controvérsia entre os estudiosos sobre a matéria e a energia escuras. Enquanto alguns afirmam que a existência da metéria escura está comprovada, outros lançam dúvidas sobre a existência desse "lado escuro do Universo".




Fonte: inovacaotecnologica

2 comentários:

  1. Primeiro houve o espaço, depois o tempo e depois a luz, o todo era sem forma e vazio, o que criou, o EU Sou disse, haja luz e houve luz, a massa escura não pode impedir a luz, pois nela se propaga. O que Criou disse: Eu Sou a luz do mundo. sou o inicio e o fim, sou Onipotente tenho todo o poder, Sou Onisciente tenho toda a ciência, e onipresente estou em toda a parte.

    ResponderExcluir
  2. Nós somos deuses , mas não temos vida eterna, o Eu Sou disse: Tiremos deles a vida eterna para que vivendo eternamente não seja iguais a nós. O Eu Sou não e um só, pois Ele fala no plural: Esta escrito Gn 3:22- Eis que o homem se tem tornado como um de NÓS, conhecendo o bem e o mal.

    ResponderExcluir